Em 2012, o desempenho dos estudantes brasileiros em leitura piorou em
relação a 2009. De acordo com dados do Pisa (Programa Internacional de
Avaliação de Alunos), o país somou 410 pontos em leitura, dois a menos do que a sua pontuação na última avaliação e 86 pontos abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Com isso, o país ficou com a 55ª posição do ranking de leitura,
abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia. Segundo o
relatório da OCDE, parte do mau desempenho do país pode ser explicado
pela expansão de alunos de 15 anos na rede em séries defasadas.
Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcança o nível 2 de
desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que
eles não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer
relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender
nuances da linguagem.
Em ciências, o Brasil obteve o 59° lugar
do ranking com 65 países. Apesar de ter mantido a pontuação (405), o
país perdeu seis postos desde o 53° lugar em 2009. Nessa disciplina, a
média dos países de OCDE foi de 501 pontos.
No exame de ciências, 55,3% dos alunos brasileiros alcança apenas o nível 1 de conhecimento,
ou seja, são capazes de aplicar o que sabem apenas a poucas situações
de seu cotidiano e dar explicações científicas que são explícitas em
relação às evidências.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura-e-empaca-em-ciencias.htm
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