sexta-feira, 18 de outubro de 2013

REPARAÇÃO - Assista ao documentário. A outra versão do golpe de 1964 - COMPLETO.



COMPLETO Publicado em 20/04/2012 por Terra Nova Filmes. A outra versão do golpe de 64. Enfim um filme que contará as perdas de civis e militares...
Documentário conta história de vítima da violência da guerrilha durante o regime militar.
Pela primeira vez no Cinema Brasileiro, longa-metragem mostra histórias de violência dos 2 lados: da repressão militar e do terrorismo de extrema esquerda.

Reparação é o título do documentário de longa-metragem em High Definition que conta a história de Orlando Lovecchio, vítima de um atentado a bomba praticado pela guerrilha que lutava contra o regime militar no Brasil, em 1968. Orlando perdeu a perna no célebre atentado ao Consulado dos EUA em São Paulo e, ainda hoje, em 2009, luta por justiça: como não é considerado uma vítima da ditadura militar, a aposentadoria que recebe é menor que a do autor do atentado que o vitimou e enterrou para sempre seu sonho de ser piloto de avião. O episódio envolvendo Orlando e seus desdobramentos tem merecido amplo e constante destaque na imprensa.
A partir deste caso, o filme provoca uma reflexão a respeito do período militar, da violência de grupos extremistas ontem e hoje na América Latina, da ditadura cubana que persiste até hoje com o apoio de democratas em todo o continente, além da relação ainda conflituosa existente entre o aparelho repressivo do Estado e os cidadãos comuns.
Com depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do historiador Marco Antonio Villa, do jornalista Demétrio Magnolli, entre outros, Reparação pretende iniciar uma nova discussão sobre o período militar dentro do contexto do Cinema Brasileiro, que até hoje tem falhado por mostrar apenas um lado dos que viveram a época, de uma forma muitas vezes maniqueísta (como se a História pudesse ser resumida a um eterno embate do bem contra o mal)
Em uma abordagem franca e sem amarras partidárias ou ideológicas, Reparação comprova sua total independência ao não ter recorrido às verbas públicas para sua realização.
Uma prova de que o Cinema Brasileiro pode suscitar o debate com qualidade técnica e total independência estética e de pensamento.

2 comentários:

  1. Tenho baixado todos os vídeos sobre o regime militar, que teimam em chamar de ditadura. Quero mostrar para quantas pessoas eu puder, como aula, para que vejam a verdade. É impressionante a falta de respeito com nossos militares. Deveríamos ser gratos, pois eles queriam evitar, que vivêssemos, o inferno do comunismo, que estamos vivendo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Em todos os segmentos podem ter BONS e MAUS profissionais, contudo, e com muita certeza, foi melhor um regime Militar com obras FARAÔNICAS, do que a PRAGA mundialmente denominada de COMUNISMO, hoje disfarçada de SOCIALISMO.

    ResponderExcluir